áreas de atuação
Agendar AvaliaçãoHipnose
A hipnose é um estado da mente que todos nós experimentamos naturalmente ao longo do dia. Por exemplo, quando dirige um carro, você pode não se lembrar conscientemente que está dirigindo, como se estivesse no piloto automático, ou quando você lê um bom livro, envolve-se com um filme interessante ou em qualquer outra atividade nas quais todas as outras coisas do mundo parecem ter sido bloqueadas. Isto é, o estado hipnótico natural acontece, automaticamente, em qualquer circunstância na qual seja necessária uma grande concentração.
Sabendo disso, a hipnose foi se desenvolvendo para fins terapêuticos (hipnose clínica) e tem sido usada, com sucesso, para melhorar problemas de autoestima, mudar hábitos, perder peso, parar de fumar, melhorar a memória e o desempenho intelectual, modificar problemas comportamentais em adultos e crianças, tratar ansiedade, compulsões, depressão, stress, medos e fobias, entre outros. Seu uso acelera significativamente o processo terapêutico e pode encurtar o tempo de tratamento, cuja duração varia de acordo com o paciente e o problema.
Transe hipnótico
É comum as pessoas ficarem curiosas para saber o que elas vivenciarão durante o transe hipnótico e suas expectativas variam de acordo com o que aprenderam, vivenciaram ou ouviram dizer a respeito. Mas o que realmente importa saber é o caráter único de cada transe, uma vez que a vida de cada indivíduo também é única e formada por momentos e acontecimentos que mudam de acordo com a passagem do tempo.
Como já foi dito, o transe é um estado que acontece naturalmente no nosso dia a dia, e na maioria das vezes tão rápido que nem nos damos conta, e o que acontece no transe hipnótico é que ele pode acontecer de forma controlada e se estender por um tempo maior, podendo assim o paciente tomar consciência de seus processos inconscientes e se dar conta das transformações que aconteceram durante a sessão hipnótica.
Mitos sobre a hipnose
Mito da Inconsciência - Muitos pensam que estar hipnotizado significa estar inconsciente. Há aqueles que até desejam ficar inconscientes para que "todos os seus problemas lhes sejam tirados". Na verdade, o transe hipnótico é caracterizado por uma dissociação consciente/inconsciente onde a consciência está presente, e é desejável que esteja para participar no processo de cura. Por estar vivenciando uma experiência agradável eventualmente, a pessoa não se lembra do que foi falado, porque ficou distraída com pensamentos, imagens ou sons.
Mito de Confessar Segredos Sem Querer - Mesmo em transe profundo a mente conserva um sentido de vigilância que protege a integridade da pessoa. Na hipnose Ericksoniana raramente a pessoa é convidada a falar. O inconsciente é capaz de resolver silenciosamente os conflitos mais profundos.
Mito de Não Voltar do Transe - Se, eventualmente, por estar numa experiência muito agradável ou num transe mais profundo, a pessoa não aceitar a sugestão de voltar do transe, basta deixá-la mais algum tempo, e naturalmente, o transe hipnótico se transforma em sono fisiológico e ela acorda.
Mito de Ser Dominado Pelo Hipnoterapeuta - Na hipnose Ericksoniana o estado de transe é sempre uma auto-hipnose. O hipnoterapeuta é um facilitador, um companheiro de viagem, apenas alguém que está ao lado enquanto o inconsciente da pessoa trabalha. Mito da Dependência - Um hipnoterapeuta cuidadoso tem sempre o cuidado de dar sugestões pós-hipnóticas de autonomia e liberdade. No dia a dia sua mente inconsciente pode continuar por si mesma com um processo natural e saudável de mudanças.
Mito de Que a Hipnose Possa Ser Prejudicial - O inconsciente é sábio e protetor, e absorve apenas aquilo que é saudável e útil. Naturalmente, como a hipnose é uma poderosa estratégia de comunicação com o inconsciente, só deve ser usado por pessoas devidamente treinadas, competentes e éticas. Uma pá é um excelente instrumento para remover terra, mas se for usado para atingir a cabeça de alguém pode matar.
Mito da Regressão - Hipnose não é sinônimo de regressão. A regressão é apenas um fenômeno hipnótico que pode ser usado quando necessário. Como dissemos antes, a hipnose é um fenômeno psíquico, um estado especial da mente que permite as mais diversas ações terapêuticas.
No Trigma a terapia de Hipnose Clínica é conduzida pela Dra. Yasmin Stehling e pela psicóloga Beatriz Camilo Joaquim.
Agendar uma Avaliação
Agende uma avaliação para Hipnose no Trigma.